quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Número de adolescentes grávidas aumenta em 15% desde 1980

Da Folha Online

O número de adolescentes grávidas aumentou em 15% desde 1980, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De cada 100 mulheres que têm filhos no Brasil, 28 engravidam antes dos 18 anos.

Cerca de 700 mil meninas se tornam mães a cada ano no país. Cerca de 27% dos partos feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em 1999, foram em adolescentes de 10 a 19 anos. Desse total, 1,3% foram em garotas de 10 a 14 anos.

A falta de serviço de saúde sexual e reprodutiva específico para os jovens é uma das causas para a gravidez precoce, na avaliação da coordenadora de Comunicação da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Mônica Maia.

"O aumento da taxa de natalidade entre adolescentes não tem uma explicação única. Ele ocorre por uma série de fatores", afirmou.

Entre os fatores, ela destacou a falta de qualidade de vida das adolescentes, que não têm possibilidades de estudo e trabalho. "Se o ambiente doméstico é muito violento, a gravidez também pode ser uma estratégia para sair de casa", acrescentou.

Segundo a coordenadora, o atendimento dado hoje aos adolescentes é inadequado. Um adolescente que procura um posto de saúde para ter acesso a métodos contraceptivos, por exemplo, tem que participar de um grupo de planejamento familiar sendo que ele está numa fase de vida em que esta questão ainda nem está sendo pensada.

Maia acredita que o apoio social e emocional às adolescentes que ficam grávidas é fundamental para que a maternidade não traga graves conseqüências.

Com Agência Brasil

Fonte: Folha Online


Nenhum comentário: