segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Nos EUA, Eduardo busca incentivos para as Pequenas e Microempresas (PME)

O IFC, segmento do Banco Mundial voltado para o financiamento da iniciativa privada, será o próximo parceiro do Governo do Estado e dos empreendedores pernambucanos. Com foco nas pequenas e médias empresas, a iniciativa visa oferecer empréstimos a juros baixos, consultoria para exportação, assistência técnica e até ajudar na formalização dessas companhias.  Nesta quinta-feira (18/01), o governador Eduardo Campos esteve na sede da corporação em Washington-EUA para uma reunião com o CEO do IFC, Lars Thunell. Também participam da comitiva pernambucana, em Washington, os secretários Maurício Rands (Governo), Tadeu Alencar (Casa Civil) e a primeira-dama Renata Campos.

Uma equipe do banco virá a Pernambuco em fevereiro para iniciar os contatos com a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco. A idéia é que a Agefepe funcione como um fundo garantidor dos empréstimos, possibilitando assim juros mais baixos para os empresários.  Os arranjos produtivos locais da confecção, do gesso e da agricultura irrigada devem ser os primeiros a receber os incentivos.

"Nossa intenção é manter o fluxo de investimentos no estado e oferecer todas as condições necessárias para que essas cadeias, que já são tão importantes na nossa economia, possam ganhar um novo fôlego e gerar ainda mais empregos, principalmente no interior do estado", disse o governador.  Eduardo também sugeriu a Thunell a abertura de uma linha de crédito mais robusta para atender as empresas do novo polo automobilístico, de tecnologia da informação e de energias renováveis.  Os detalhes para a formalização da parceria entre o Governo de Pernambuco e o IFC devem ser aprofundados amanhã, durante a reunião do governador com o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.

PALESTRA - Em seu segundo dia de agenda administrativa na capital dos Estados Unidos, o governador Eduardo Campos apresentou um seminário sobre a conjuntura política brasileira e a economia pernambucana no Woodrow Wilson Center for Scholars. Localizado no coração de Washington, o espaço sedia o "Brazil Institute" um "think tank" - expressão usada pelos americanos para definir locais de discussões e pesquisas em política, economia e outros temas.
 
Por: David Batista
Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário: