quinta-feira, 11 de junho de 2009

lixo onde ti jogo, bom exemplo para seguirmos!!!

Cerca de 200 alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria do Céu Bandeira, distrito de Bonança, em Moreno, estão participando do projeto de meio-ambiente Lixo, onde te jogo?.
Os estudantes têm a coordenação da professora Eliane Lima, que diz ser a química orgânica o princípio do trabalho, que engloba diversos meios como a reutilização de resíduos orgânicos.
De acordo com a professora Eliane foi a partir da idéia de utilizar o lixo produzido pela escola ( 2003 ) como matéria para a produção de artesanatos, que se migrou atualmente para a formação do projeto Lixo , onde te jogo?

Que visa aprender os compostos orgânicos de maneira simplificada, criando-se a forma e gerando meios de aprendizagem para todos os alunos. “Trata-se da coleta seletiva do lixo escolar e o lixo da comunidade, transformando-os em lucro financeiro que vise o auto-financiamento da compra de materiais, promovendo assim as oficinas de meio-ambiente na escola”, acrescentou.
Na escola tem vários depósitos de lixo espalhados nas salas de aula , pátio e salas de professores .
A coleta seletiva é feita pelos alunos, professores, funcionários e a comunidade em dias selecionados. São reaproveitáveis garrafas pet , tampas de garrafas, vidro de nescafé, mionese etc.
Também se aproveita cartões telefônicos, papel, jornal, palitos de picolés, pedaços de madeira e lacre de latinhas. Este ano, alguns alunos da escola colocaram objetos na VIII FENEARTE através da Secretaria da Mulher e boa parte do estoque foi vendido, afirmou a professora Eliane.
Qual a relação do projeto Lixo, onde te jogo?
com o Laboratório de Informática da escola?

Segundo a professora Eliane, um dos objetivos do projeto é a troca e a busca de informações. “A tecnologia é a ferramenta principal para a elaboração de qualquer projeto que se venha a criar na escola.
Meio-ambiente sem tecnologia é difícil de se fazer, porque necessitamos de troca de experiências , divulgação dos trabalhos e muito mais”.
Na quinta-feira 19 de julho, a Caravana da Educação STI – Superintendência de Tecnologia da Informação, esteve visitando a Escola Maria do Céu Bandeira para ouvir de perto as reivindicações dos professores e alunos com relação ao laboratório de informática. Naquela unidade o superintendente João Carlos Duarte, acompanhado da sua assessora Renata Andrade e da coordenadora de laboratório Michelline Perazzo realizaram levantamento através de questionário com os alunos.
Depois fizeram um sorteio de brindes com a rapaziada.Por último, conheceram todas as dependências do estabelecimento, tendo uma parada maior na sala onde são guardados os artesanatos.
Um delicioso bolo de macaxeira feito pela secretária da escola Jaqueline Aragão, regado a suco e refrigerantes, fechou a proveitosa visita.

Nenhum comentário: