terça-feira, 3 de novembro de 2009

Bienal Internacional de Arquitetura

A Bienal Internacional de Arquitetura é consagrada como uma das maiores mostras mundiais da produção artística de grandes arquitetos nacionais e internacionais. Nas últimas 4 edições recebeu mais de 700.000 visitantes e reuniu trabalhos de mais de 50 países e milhares de projetos brasileiros.

Estádio

A temática central da oitava edição: “Ecos Urbanos” discutirá as grandes intervenções urbanas decorrentes da realização de mega eventos, como é o caso do Brasil, que irá sediar Copa do Mundo de 2014. ECOS traz os conceitos de Espacialidade, Conectividade, Originalidade e Sustentabilidade. Estes são os quatro pilares que deverão fundamentar as transformações urbanas contemporâneas.

Casos recentes como os Jogos Olímpicos de 1992 – Barcelona e EXPO de Lisboa em 1998, e projetos futuros como os Jogos Olímpicos de 2012 e a EXPO de Milão em 2015, entre outros, fornecem um rico conjunto de experiências arquitetônicas e urbanísticas que podem servir de referência para o Brasil, país sede da Copa do Mundo de 2014, também candidato a sediar os Jogos Olímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

Envolvendo questões referentes a um amplo leque de atividades, que vão do planejamento urbano até a arquitetura de edifícios, passamos também por elementos complementares dos espaços públicos e privados: paisagismo, luminotecnia, comunicação visual, mobiliário urbano e interiores. Um ambiente criativo como o da 8º BIA é uma grande oportunidade para o lançamento de teorias e práticas que envolvem a construção de uma nova estrutura na busca um futuro sustentável.

Não faltarão atrativos para a participação do público. Além do conteúdo coletivo a produção intelectual, artística e técnica dos arquitetos urbanistas em busca de um futuro sustentável para as cidades e o planeta, a 8ª BIA oferece um espaço de produção dentro da cultura de sustentabilidade.

Nenhum comentário: