quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Lei do Desapego: quando é preciso deixar para lá e seguir em frente

Por José Renato Satiro Santiago Jr.
Foto Divulgação filme Casablanca

Em Casablanca, a cidade marroquina e rota de quem tenta escapar da perseguição nazista, Rick reencontra Ilsa anos depois de terem se conhecido, apaixonado e perdido em Paris. Mesmo que o filme tenha sido assistido por milhões e milhões de pessoas, não irei cometer a indelicadeza de contar seu final. Pelo menos irei tentar.

No entanto, gostaria de destacar uma parte do filme, quando Rick justifica sua decisão para Ilsa ao afirmar que: “Nós sempre teremos Paris”. Esta afirmação sinaliza a sua decisão, uma vez que diante da impossibilidade de ficar com sua amada, Rick aceita ficar com a sua melhor lembrança, quando estiveram juntos.

Do ponto de vista da paixão e amor, melhor não entrar nesta questão. No entanto, sob a visão corporativa, cabe destacar a melhor das decisões. Longe de querer aceitar algo que não se deseja, Rick decide com a cabeça, que é como as decisões devem ser feitas.

Aceitar o desapego de alguma situação que não deve, ou não pode voltar, é agir com inteligência. Há efetivas situações que não irão voltar. É realmente necessário se desapegar, deixar para lá e ir em frente.

Nota-se que por mais que Rick e Ilsa não tenham ficado juntos – ops, acabei contando o final do filme –, como ficou Victor Laszlo nesta história? Será que ao final da guerra, voltou para Tchecoslováquia? Abriu uma padaria? Teve filhos com Ilsa?

Na verdade acabou como o “desmancha prazeres” do maior romance de todos os tempos. Não importa o que ficará para a história? Sendo assim, por mais que não possamos chegar a algum lugar ou atender algum objetivo definido nos primórdios de nossa carreira ou vida pessoal, podemos nos desapegar desta, eventual, amargura e viver em nossa cabeça os tempos que tivemos em alguma Paris.

José Renato
Autor de Buscando o equilíbrio, Capital intelectual, Os arquivos dos campeonatos brasileiros, entre outros, José Renato Satiro Santiago Jr. é especialista em gerenciamento de pessoas, gestão do conhecimento e implantação de inovações em organizações. Também administra o site www.boletimdoconhecimento.


Fonte: Cultura News


Via Povo em Foco Por De Moraes



Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom mesmo essa matéria, concordo com tudo, muito bom esse blog, vcs estão de parabéns, valeu De Moraes.

Sandra Regina