sábado, 28 de julho de 2012

Dica de engenheiro da Nasa para sucesso é colocar a mão na massa



Katherine CoutinhoDo G1 PE

Mike Comberiate, engenheiro da Nasa  (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)Mike Comberiate, engenheiro da Nasa
(Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)
Em qualquer área, o segredo do sucesso está em se envolver no projeto e colocar a 'mão na massa'. A dica é de Michael Comberiate, engenheiro da Nasa que comanda o Acampamento de Robótica na Campus Party Recife. Mike, como prefere ser chamado, participa nesta sexta (27), às 13h, de uma palestra no palco principal e conversou com o G1 pela manhã.
Bem humorado e descontraído, o norte-americano se mostrou empolgado com o trabalho dos alunos da Universidade de Pernambuco com o robô LIDAR 3D Imaging Robot, que reconhece através de lasers o local onde está e é capaz de transformar isso em mapas. "O que está sendo feito aqui é algo totalmente novo. Esses meninos mostraram a criatividade ao desenvolver uma plataforma que permite escanear ao redor do robô e não apenas a frente dele", conta o engenheiro.
A criatividade, para Mike, não é algo subjetivo como alguns podem supor. "Criatividade é você ter em mãos uma grande quantidade de dados e conseguir fazer as ligações entre eles, juntá-los. Isso aqui é o começo de algo realmente grande, os meninos tem muito talento. O que eles fazem é muito sofisticado", acredita o engenheiro.
Além de comandar o Acampamento de Robótica, Mike conta que veio atrás de novos talentos. "A gente sempre está procurando trabalhos interessantes. Uma empresa quando vai contratar alguém não olha as notas dela, olha o que ela já fez, as coisas que já realizou", avisa.
Por sinal, é sair da teoria e ir para a prática o que falta para o Brasil, analisa o engenheiro. "Você estudar uma língua em um livro é diferente de você ir para outro país e se ver precisando perguntar onde é o banheiro. Na robótica também é assim. O que precisa ser feito aqui é sair dos livros e colocar a mão na massa, trabalhar com os robôs, desenvolver", diz.
Para quem tem dúvidas sobre o que fazer, Mike dá a dica: experimentar. "Quando você vê tudo na teoria, pode achar chato. A prática é outra coisa, você pode estar desperdiçando o seu talento. A grande coisa na vida é por a mão na massa e descobrir onde você se encaixa, do que você gosta. Assim, você pode chegar a ser um super star", afirma.

Nenhum comentário: