sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Reserva Ecológica da Mata de Jaguarana

LOCALIZAÇÃO: Está inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Timbó, entre a PE-15 e a PE-22.

Localizada em Paulista, está inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Timbó, entre a PE-15 e a PE-22. Possui 332,28 hectares (definida pela Lei Estadual Nº 9.989 de 1987) de área, onde predominam elevações de declividade acentuada.
Quanto à implementação, a área da reserva esta inserida em três propriedades privadas, sendo a sua situação fundiária indefinida.
Não existe plano de manejo e seu uso é incompatível de incidência mediana. Não há dados sobre recursos financeiros destinados a área. A reserva não é demarcada fisicamente, não havendo funcionários, nem equipamentos e infra-estrutura.
Quanto à vulnerabilidade, não foi verificada área alterada dentro da unidade, bem como exploração de recursos naturais. Apresenta baixo grau de insularização (cobertura vegetal do entorno) e agricultura de subsistência de baixa densidade ao seu redor. Apresenta bom estado de preservação.

O principal é que a mata da Jaguarana é em frente a minha casa, e eu tenho que dizer, que nada melhor do que morar perto da Natureza, enquanto algumas pessoas gastam fortunas para morarem fora da Região Metropolitana, eu tenho a oportunidade de morar perto deste Paraíso Ecológico, tenho uma confissão, a duas semanas em frente a minha casa tinha uma um bicho Preguissa passeando, e movimentou a atenção de vários curiosos, mas o melhor de tudo foi ver que as pessoas estão conscientes, se juntamos em um pequeno grupo e levamos ela para a mata de volta, onde ele pode retornar para a sua casa.

Por: David Batista

2 comentários:

Mayara Pessoa disse...

Oi David, tudo bom? Sou de PE mas atualmente estou estudando no Rio de Janeiro. Vou fazer a minha tese de doutorado aí na Mata da Jaguarana, gostaria de tirar umas duvidas com vc com sobre a mata, histórico, pessoas mais antigas que moram aí. Poderia me passar seu e-mail? Desde já agradeço! Mayara Pessoa

Anônimo disse...

Oi Pessoal, eu sou um dos que viram o bicho preguiça na historia que o David contou.
Tenho grande interesse na preservação dessa mata da Jaguarana e me coloco a disposição de vocês para o que precisarem.
Vou deixa meu e-mail para futuro contato. Também moro em frente a mata e gostaria ver ela bem preservada.

Um abraço

gerailson.conta@gmail.com